CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DOS ANOS DE 2011 A 2014

Franciélen Teixeira da Silva | fraaaancielentds@gmail.com

Luiza da Cruz Duarte | luizadacruzduarte@gmail.com

Luciana Roso de Arrial | luciana.rosoarrial@gmail.com [ORIENTADOR]

Leonardo Galli | leonardogalli@cavg.ifsul.edu.br

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

 

Resumo

Esta pesquisa avaliou a abordagem sobre a educação ambiental (EA) nos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), realizados entre os anos de 2011 a 2014. Como questionamento este trabalho procurou esclarecer se é possível encontrar abordagens de EA vinculadas à ética no contexto de trabalhos acadêmicos de nível técnico, tentando demonstrar que a educação ambiental e a ética ocorrem através da edificação da educação com base nos valores humanos.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa apresentou como justificativa o fato de vivenciarmos uma era de fragilidade humana, que necessita de reflexão sobre as práticas cotidianas, por este motivo objetivou-se reconhecer que existe necessidade de criarmos uma cultura acadêmica que estimule o estudo, a pesquisa e a produção científica que sirva de base para que se permeie um debate sobre as nossas relações interpessoais, com o meio ambiente e a natureza antropossocial. A análise de dados realizada mostrou que 15 trabalhos apresentaram abordagens de educação ambiental em um total de 41 trabalhos lidos e interpretados, portanto, esta pesquisa resultou em um percentual de 36,48%. Esse resultado indica que os alunos do curso, entre os anos analisados, apresentaram saberes, diretos ou indiretos, sobre os conceitos e as práticas de educação ambiental.

 

Palavras-chave

Ética; Práticas Socioambientais; Conceitos Ambientais