JOGO VIRTUAL INCLUSIVO SOBRE CÉLULAS

Sandro José Rodrigues Feijó Júnior | sandrofeijop@gmail.com

Aline Jaime Leal | alinejaimeleal@gmail.com [ORIENTADOR]

 

Campus: Bagé

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Biológicas

 

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais gera um desafio para as escolas, as quais devem fornecer uma educação de qualidade que reconheça, respeite e valorize as diferenças presentes em sala de aula. Os alunos com deficiência auditiva possuem características particulares, uma vez que são alfabetizados, primeiramente, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para depois aprenderem o Português; têm uma cultura própria e visão única do mundo. Dessa forma, adaptações curriculares são necessárias para que haja uma efetiva inclusão desses alunos. O ensino de Ciências, por ter uma natureza complexa, nem sempre possui sinais convencionados em LIBRAS que representem os conceitos abordados na área, o que dificulta o trabalho do intérprete e, consequentemente, a compreensão do aluno sobre o conteúdo. O presente trabalho compreendeu o desenvolvimento de um jogo virtual para o processo de ensino e de aprendizagem da Biologia Celular no Ensino Fundamental com tradução em LIBRAS. O jogo foi desenvolvido em Unity e conta com duas modalidades: palavras cruzadas e jogo da memória sobre a morfologia e fisiologia das células. Nas palavras cruzadas, o aluno necessita responder uma pergunta para encontrar o nome da estrutura celular, a qual completa a linha ou coluna numerada. O jogo da memória conta com 30 cartas e os pares corretos são formados quando o aluno encontra a imagem da estrutura celular e a carta com a sua função correspondente. O jogo está sendo traduzido para LIBRAS. Pretende-se disponibilizar o jogo para a rede pública de Ensino Fundamental de Bagé.

 

Palavras-chave

Tecnologias da informação e comunicação; Inclusão; Biologia