O RETORNO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO

Carlos Henrique Pagel | carlos.pagel@hotmail.com

Andriel Souza Montágua | andrielm@hotmail.com

Marcos Andre Betemps Vaz da Silva | marcosbetemps@cavg.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Exatas e da Terra

 

Resumo

Os Mestrados Profissionais na área de Ensino tem apresentado significativo crescimento nos últimos anos e sua importância para a melhoria da Educação Básica brasileira necessita ser analisada com profundidade. Um dos objetivos dos Mestrados Profissionais, na área de Ensino, está em qualificar a Educação Básica numa perspectiva de aplicação do conhecimento, no desenvolvimento de pesquisa aplicada, possibilitando um retorno direto para a transformação da prática profissional na construção do conhecimento, seja em espaços formais e não formais de educação. Neste trabalho analisou-se os egressos dos Mestrados Profissionais na área de Ensino quanto às suas trajetórias profissionais, e se estes continuam a atuar na Educação Básica após a conclusão do Mestrado Profissional, por ser uma premissa básica para que o trabalho desenvolvido no mestrado possa ter um retorno para a comunidade onde o docente/aluno estaria inserido. Utilizou-se como fonte de pesquisa o histórico do currículo Lattes do docente e, caso necessário, informações disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-graduação. Ostermann e Rezende (2015), salientam que os mestrados profissionais podem não estar tendo retorno para a Educação Básica pois a atuação dos docentes após a conclusão dos cursos são, na maioria, migradas para a o Ensino Superior. Ao longo deste projeto, coletamos dados de egressos de vários cursos de Mestrado Profissional. Analisando os dados verificamos claramente que a maioria dos egressos dos Mestrados Profissionais são docentes vinculados à Educação Básica e que permanecem atuando nesta modalidade e nível de ensino.

 

Palavras-chave

Mestrado Profissional; Educação Básica; Formação Continuada