MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO RETORNO À EDUCAÇÃO BÁSICA

Carlos Henrique Pagel | carlos.pagel@hotmail.com

Andriel Souza Montágua | andrielm@hotmail.com

Marcos André Betemps Vaz da Silva | marcosbetemps@cavg.ifsul.edu.br [ORIENTADOR]

 

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Exatas e da Terra

 

Resumo

Os Mestrados Profissionais (MP) na área de ensino tem apresentado significativo crescimento nos últimos anos e sua importância na educação básica brasileira passa a ter um impacto importante pois proporciona um espaço onde educadores se tornam pesquisadores, possibilitando um retorno direto para a transformação da prática docente. Saciando problemas de pesquisa em educação relatados por Tardiff (2002): “corpo docente e a comunidade científica tornam-se dois grupos cada vez mais distintos [...] professores transmitem saberes elaborados por outros grupos”. A formação continuada de professores tem um papel muito importante na melhora da educação, assim como afirma Tardiff (2002): “O valor social, cultural e epistemológico dos saberes reside em sua capacidade de renovação constante”. Neste trabalho foram analisados os egressos de mestrados profissionais de todo o Brasil, porém, mais focado na Região Sul. A partir do currículo lattes foram avaliadas suas trajetórias profissionais, seus títulos de dissertação e produto educacional e se estes continuam a atuar na educação básica após o término do MP. demonstramos que dos 906 egressos analisados 92% são docentes da Educação Básica e apenas 8% não continuam atuando neste nível de educação após o término do MP. Desta forma, entendemos que o propósito deste projeto foi alcançado, pois conseguimos ter uma visão maior da realidade dos egressos dos Mestrados Profissionais, quanto a sua atuação na Educação Básica.

 

Palavras-chave

Formação Continuada; Mestrados Profissionais; Educação Básica