[14:45] Bem-vindo(a) a Pró-reitoria de Ensino - IFSul! Para convidar outros participantes para a conferência, utilize a URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifsul-proencpte.
Para compartilhar o seu microfone, clique no botão com um headset (à esquerda da barra superior). Use um headset para ter uma melhor experiência de áudio com menos ruídos.
Para conectar a partir de um dispositivo SIP, disque sip:81689@sip.mconf.rnp.br.
Para mais informações, acesse a wiki do serviço.
[14:47] Rodrigo Nascimento da Silva : Reiniciamos a sala.
[14:47] cavg : esta caindo a todo momento...
[14:48] cavg : ok.
[14:48] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : ok ouvindo
[14:49] cavg : teto..m microfone aber
[14:49] Rafael Krolow Santos Silva : sim
[14:49] cavg : sim
[14:49] Comissão Charqueadas : sim
[14:50] Miguel : estou, me da um min
[14:50] Miguel : estou no telefone
[14:50] Miguel : podem dar sequencia as discussões
[14:51] Rafael Krolow Santos Silva : ele deu masaida
[14:51] Miguel : posso falar agora, se ainda puder
[14:51] Rafael Krolow Santos Silva : estou falando por ele, é o Julio
[14:54] Miguel : gostaria de fazer um comentário
[14:55] Rafael Krolow Santos Silva : gostaria de falar
[14:56] Comissão Charqueadas : Concordamos, fizemos uma discussão e os professores das áreas atingidas foram favoráveis a manter 1 período todos os anos
[14:58] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Concordo com o colega de Venâncio. Unir os períodos dessas áreas para vincular isso a demandas da BNCC não seria o ideal nesse momento. Sapiranga pensa que talvez, pedagogicamente, seriam mais perdas do que ganhos.
[14:59] cavg : tem microfone aberto esta ruim
[15:03] Comissão Charqueadas : sim
[15:03] Fabio Lorenzi da Silva : escutamos!!
[15:03] cavg : entendo, mas me parece que o momento de rediscutir seria depois do retorno das novas discussões nos campi
[15:05] cavg : sim
[15:06] cavg : tudo o que havia sido decidido até então, tinha uma lógica
[15:07] Miguel : sim
[15:07] Fabio Lorenzi da Silva : sim
[15:07] Claudia Anahí : o que acontece aqui em Jaguarão
[15:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim
[15:07] Rafael Krolow Santos Silva : sim
[15:08] Claudia Anahí : é que a área técnica fica com as 20 horas e não há tempo para ensino, pesquisa e extensão
[15:09] Claudia Anahí : acabam sendo todas as pesquisas sendo não técnicas pois não existe tempo para tal
[15:11] Malcus Cassiano Kuhn : Acho que no Art. 17, que segue, precisamos trocar o verbo "deverá" por "poderá".
[15:12] cavg : o objetivo era simplificar..
[15:12] cavg : sem redutores
[15:12] Fabio Lorenzi da Silva : certo!
[15:13] Miguel : essa era a minha dúvida
[15:14] cavg : a possibilidade de ter até 1h de preparação e até 1h de atendimento resolveria essas diferentes situações
[15:15] Fabio Lorenzi da Silva : o reduto é da quantidade máxima de aulas!
[15:15] Miguel : não está claro pra nós
[15:16] Fabio Lorenzi da Silva : exato!
[15:20] cavg : então é redutor
[15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Acho que esse item está no inciso 6 desse XX
[15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : que está no texto
[15:20] cavg : reduz carga horária
[15:20] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : redutor de 13h
[15:20] Miguel : sim
[15:21] cavg : isso
[15:21] cavg : os 500 alunos já foram aprovados
[15:21] cavg : mas se não está mais valendo...votaremos novamente
[15:22] Camaqua : redução
[15:23] Malcus Cassiano Kuhn : Não é a mesma coisa.
[15:25] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : tive que trocar de computador
[15:26] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : já votamos
[15:28] Malcus Cassiano Kuhn : Concordamos com Fábio.
[15:28] Moises Beck : estourando 24 periodos para profes das áreas técnicas..
[15:29] Moises Beck : baixa carga para filosofia, sociologia, gestão, etc.. pois estamos só com 1 integrado
[15:29] Moises Beck : carga alta para portugues e matematica
[15:31] Malcus Cassiano Kuhn : Resumindo: Em Lajeado, quando fecharmos o ciclo de todos os cursos iniciados, teremos média de 20 períodos ou mais, na maioria das áreas.
[15:32] Malcus Cassiano Kuhn : Então, sugerimos rever a questão das 13h.
[15:33] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Sim Rodrigo
[15:33] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : quero falar
[15:34] Claudia Anahí : é o que estava falando em relação a ensino , pesquisa e Extensão
[15:37] Miguel : estou
[15:37] Miguel : mas estou com gente aqui
[15:38] Fabio Lorenzi da Silva : Na nossa atual RAD, temos a previsão de que docentes com 5 componentes terão o valor máximo de aulas alterado para 16h. Creio que poderiamos utilizar o mesmo parâmetro!!! Agora, acumular os componentes curriculares e, reduzir ainda mais pela quantidade de alunos, inviabilizará muitos Câmpus!
[15:38] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : Exato como diz a Claudia, tem que discutir bem o ensino pois tem relação pesquisa e extensão
[15:39] Malcus Cassiano Kuhn : 16h
[15:39] Miguel : concordo
[15:39] Claudia Anahí : 16 também
[15:41] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : 16h é ok
[15:41] Malcus Cassiano Kuhn : Lajeado: 16h
[15:41] Fabio Lorenzi da Silva : VENÂNCIO: 16h
[15:41] Miguel : 16
[15:41] Moises Beck : 20h -> 18h (maxi 2 horas de redução)
[15:42] Moises Beck : sim
[15:42] Comissão Charqueadas : 16h
[15:42] Moises Beck : to considerando a portaria 17
[15:42] Claudia Anahí : 15
[15:42] Miguel : mas isso é só pra o caso do limitadores dos alunos correto?
[15:42] Miguel : ok
[15:42] Malcus Cassiano Kuhn : 600 alunos, limitador 16h, ok?
[15:43] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : isso
[15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : essa questão de prioridade é um problema pra nós
[15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : inviabiliza graduação e pós
[15:44] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : pode...
[15:44] Sapucaia - Orozco : §1º O docente que tiver mais de 600 alunos, poderá, a seu critério, cumpridos os demais requisitos deste regulamento, ter o valor máximo de Aulas alterado para 16h.
[15:45] cavg : ....inviabiliza graduação e pós ...pesquisa...produção..
[15:46] Malcus Cassiano Kuhn : Com relação à prioridade, não iríamos observar a Portaria 17? Vejam o Art. 13 da Portaria 17.
[15:46] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim, definimos isto na primeira reunião da comissão
[15:54] Miguel : sim
[15:54] Malcus Cassiano Kuhn : Concordamos
[15:54] Fabio Lorenzi da Silva : concordamos!!
[15:57] Miguel : concordo
[16:04] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80% da disciplina ou área para a qual foi solicitado o aproveitamento, conforme previsto na Organização Didática do IFSul.
[16:05] Miguel : ou área? pode ficar muito abrangente
[16:06] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul.
[16:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : Art. 89. O aproveitamento de estudo será concedido quando o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s)
analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80% da disciplina ou área para a qual foi solicitado o aproveitamento.
[16:09] Miguel : concordo
[16:09] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares equivalentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no mínimo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul.
[16:09] Fabio Lorenzi da Silva : ahh, verdade
[16:09] Comissão Charqueadas : sim
[16:09] Miguel : realmente
[16:11] Sapucaia - Orozco : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler (em) a, no máximo, 80%, conforme previsto na Organização Didática do IFSul.
[16:12] Comissão Charqueadas : concordamos
[16:14] Moises Beck : para seguir a logica, elas deveriam equivaler em no máximo 20% risos
[16:14] Moises Beck : deve-se mudar o texto
[16:14] Moises Beck : para serem diferentes
[16:15] Comissão Charqueadas : §2º Componentes Curriculares diferentes são aqueles que o conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) possuem menos de 80% de equivalência, conforme previsto na Organização Didática do IFSul.
[16:16] Moises Beck : precisa da definição do que é diferente.. para apontar na RAD
[16:16] Miguel : ok
[16:16] Claudia Anahí : ok
[16:16] Malcus Cassiano Kuhn : ok
[16:16] Moises Beck : OK
[16:17] Miguel : já tinhamos votado isso
[16:18] Claudia Anahí : sim
[16:19] Malcus Cassiano Kuhn : É q a situação dos 5 componentes curriculares é mais comum q os 600 alunos
[16:19] Moises Beck : quero me manifestar
[16:19] Malcus Cassiano Kuhn : Concordo com Miguel
[16:20] Moises Beck : sim
[16:21] cavg : isso também ja estava resolvido
[16:21] Moises Beck : sou a favor de tirar!
[16:22] Miguel : pode ser uma boa
[16:22] Malcus Cassiano Kuhn : Enquete
[16:22] Miguel : mas acredito que os docentes vão querer incluir futuramente
[16:23] Miguel : bem isso
[16:25] cavg : vamos acabar inviabilizando a graduação a pós a produção científica, e o tripé ....
[16:26] Miguel : sim, bem normal
[16:26] Comissão Charqueadas : exatamente, Fabio
[16:30] Comissão Charqueadas : peço a palavra
[16:31] Claudia Anahí : não se escuta
[16:31] cavg : parece que perdemos um pouco o princípio inicial dos trabalhos em relação ao RAD. O princípio que nos norteava era a garantia da melhoria da qualidade do ensino.
[16:32] cavg : Qual o princípio que agora está nos guiando?
[16:32] Moises Beck : desligado!
[16:38] Claudia Anahí : concordo c CAVG. Temos que pressionar a qualidade de ensino. Uma maneira que a RAD pode ser utilizada para pressionar a necessidade que os campi têm de mais professores
[16:39] cavg : Esse deve ser nosso parâmetro e objetivo.
[16:40] cavg : É mesmo uma pena não estarmos pessoalmente
[16:42] cavg : sim seria ajustável...para não termos esses problemas....
[16:44] Malcus Cassiano Kuhn : 18h
[16:44] cavg : deixa a comunidade se manifestar
[16:47] Claudia Anahí : caímos
[16:47] Claudia Anahí : não aparece a enquete
[16:48] Matheus : sou do campus Pelotas, mas da TI!
[16:49] Moises Beck : 16h vai inviabilizar o nosso câmpus..
[16:50] cavg : vamos alterar para 15H
[16:50] cavg : ?
[16:50] cavg : obriga?
[16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : seria bom colar o texto aqui
[16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : a reda"ao
[16:53] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : redação
[16:54] Claudia Anahí : não entendemos
[16:56] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limirar o valor máximo de aulas alterado para 13h, podendo dedicar até 20 h exclusivamente ao Programa;
[16:56] Malcus Cassiano Kuhn : Pesquisa e orientação.
[16:57] cavg : pesquisa, aula, orientação, bancas, etc...
[16:58] Malcus Cassiano Kuhn : atualmente é 15 horas de dedicação ao Programa
[16:59] Malcus Cassiano Kuhn : Não chegamos lá ainda
[17:00] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limirar o valor máximo de aulas alterado para 13h, podendo dedicar até 20h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa;
[17:00] Malcus Cassiano Kuhn : ,... podendo dedicar-se, no mínimo 15h ao Programa
[17:01] Claudia Anahí : 10horas eu acho
[17:01] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : o coordenador sim
[17:01] Claudia Anahí : não é?
[17:02] Malcus Cassiano Kuhn : Coordenador é 20h
[17:02] cavg : nossos programas precisam de mais dedicação, não menos...
[17:06] Sapucaia - Orozco : Eu, , declaro ter anuência
da necessidade de dedicação de 15 (quinze) horas ao programa, destinadas às atividades
de ensino, pesquisa e orientação, devendo ter sob minha responsabilidade ao menos uma
disciplina da categoria obrigatória ou eletiva; todas as disciplinas de orientação; ter
disponibilidade para assumir dois estudantes por ano sob minha orientação; e, passar a
desenvolver pesquisas relacionadas aos macroprojetos do curso. Além disso, declaro ser de
meu conhecimento a necessidade de participar das reuniões locais, sempre que convocado,
dos alinhamentos conceituais e das atividades presenciais e à distância, necessárias ao
bom andamento do curso. Declaro
[17:07] cavg : 15h, no minimo...
[17:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : proponho pra semana que em
[17:07] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : vem
[17:07] Malcus Cassiano Kuhn : Por isso, 15h, mínimo
[17:08] Malcus Cassiano Kuhn : Terça-feira da próxima semana, dia 24, às 14h.
[17:08] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : sim
[17:08] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : ok
[17:08] Claudia Anahí : sim
[17:08] Sapucaia - Orozco : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limitar o valor máximo de aulas alterado para 13h, devendo dedicar, no mínimo, 15h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa. O docente que ocupe o cargo de coordenador de Programa de Pós-graduação stricto sensu deverá dedicar, no mínimo, 20h de sua jornada de trabalho exclusivamente ao Programa
[17:10] Malcus Cassiano Kuhn : Mas não era 15h de sala de aula
[17:11] Comissão Charqueadas : pedimos a palavra
[17:13] Sapucaia - Orozco : concordo
[17:13] Fabio Lorenzi da Silva : Orozco, no texto que tinhamos proposto na RAD, a carga horária maxima seria alterada para 15h e não 13h
[17:13] Fabio Lorenzi da Silva : é isso né ?!
[17:13] Sapucaia - Orozco : isso
[17:13] Fabio Lorenzi da Silva : está ali no lado!
[17:13] Sapucaia - Orozco : mas acho que o rodrigo subiu para 15h em virtude do teto ter subido de 18 para 20h
[17:13] Fabio Lorenzi da Silva : é que no seu texto, está como 13h o limite máximo!
[17:14] Sapucaia - Orozco : automaticamente tudo subiu 2h
[17:14] Comissão Charqueadas : fica para o registro e analise
[17:14] Comissão Charqueadas : §3º O docente permanente de Programa de Pós-graduação stricto sensu poderá, a seu critério, limitar o valor máximo de aulas alterado para 15h, devendo ainda atender as regulamentações previstas pela CAPES para programas de pós-graduação.
[17:14] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : isso
[17:14] Fabio Lorenzi da Silva : Obrigado. Abs a todos!
[17:15] Claudia Anahí : ok. abs a todos
[17:15] Moises Beck : até mais! abraço
[17:15] Comissão Charqueadas : obrigado, abraços
[17:15] Julio Cesar Mesquita Ruzicki : abraço
[17:15] JULIANA PEREIRA SAPIRANGA : valeu tchau