A comissão local, juntamente com outros docentes, pontuou os seguintes elementos a serem colocados para os demais câmpus no sentido de contribuir com a discussão sobre a revisão do RAD:
TABELA DO RAD:
- Na aba ENSINO: necessidade de previsão de tempo para preparação de aulas EAD (incluindo disciplinas híbridas - aquelas com parte das atividades via EAD);
- Na aba ENSINO: especificar na planilha horas referentes à elaboração e à correção de instrumentos de avaliação;
- Na aba ENSINO: segundo a Portaria 17, monografias de especialização, orientações de mestrado e de doutorado deverão ir para a aba do ENSINO na planilha do RAD (saindo da aba PESQUISA). Se isso se concretizar, sugerimos aumentar o número de horas limite para a aba ENSINO;
- Na aba ENSINO: inclusão de horas para professores que atendam alunos com laudo de PCD;
- Na aba PESQUISA: incluir grupos de pesquisa de universidades em geral (e não apenas de instituições públicas), pois entendemos que a descrição sobre atividades de pesquisa no RAD se limitam ao IFSul e a outras instituições públicas apenas.
- na aba GESTÃO: registrar mais horas para participação em comissões (possivelmente com teto de horas ou limite de comissões por docente).
PORTARIA 17:
- Artigos 5º e 6º: questionamos a obrigatoriedade dos três segmentos em todos os projetos de pesquisa e de extensão.
RAD:
- Artigo 14: sugerimos entrega do relatório do RAD ao final do semestre e a entrega do RAD no início do semestre, dentro de um prazo acordado (30 dias, por exemplo).